Histórias Soltas – Parte III – Butch Cassidy, Sundance Kid e David Gilmour na Patagônia

A Patagônia tem lendas e mistérios. Muito de mim ficou por lá. Vou contar sobre um momento de estranha e bela energia que aconteceu quando voltava de El Chaltén para El Calafate, pela legendária “Ruta 40″, na Patagônia Argentina.
Eu estava sonolento no ônibus, mas sem conseguir dormir: a paisagem não deixava, me convidava para olhá-la todo o tempo. Saí de El Chaltén às 6 da tarde. Quando estive na Patagônia, 6 da tarde era tarde mesmo, com luz intensa, pois só anoitecia lá pras 9. A estrada estava maravilhosa. Aquelas planícies, estepes patagônicas, pradarias, me lembravam os filmes de faroeste em um lindo entardecer. A janela do ônibus era uma tela de cinema vivo.
Lembrando a lendária história de Butch Cassidy e Sundance Kid que fugiram para a Patagônia depois dos seus antológicos roubos no oeste norte-americano, fiquei pensando que talvez fosse difícil encontrar algum lugar onde eles tivessem passado, pois quanto mais conhecemos a Patagônia mais vemos quanto ela é diversa e sem fim.
Esse sonolento pensamento foi despertado por uma mudança de marcha no ônibus que entrou em uma estância: a Pousada La Leona. Fiquei achando que eu já tinha escutado aquele nome, com certeza nas minhas pesquisas pré-viagem. Eu só não me lembrava muito bem sobre o que se tratava. Senti logo que aquela pousada no meio do nada servia como ponto de apoio aos viajantes que estão de passagem, não apenas para dormir, como também para ir ao banheiro, comer alguma coisa, estirar o corpo. Deu vontade de passar vários dias ali.
Resolvi descer não só para ir ao banheiro, mas também para investigar, para sentir aquele lugar. E assim que eu me dirigi ao banheiro, ao passar pelo salão principal, uma grande surpresa me aguardava nas paredes da lanchonete: cartazes e fotos e mais fotos de Butch Cassidy, Sundance Kid e sua mulher Ethel Place!!!
Depois que saí do banheiro, li no folder (que estava ali em vários idiomas à disposição de todos) que em 1905 três forasteiros se hospedaram nesse local por quase um mês durante sua viagem à fronteira com o Chile. Os ilustres hóspedes eram Butch Cassidy, Sundance Kid e sua mulher Ethel Place, que após haverem roubado o Banco de Londres e Tarapaca no Rio Gallegos, fizeram uma “parada técnica” durante sua fuga para o Chile.
Ah! Patagônia! Muito antes disso, muitos dias antes, noutro momento, em outro lugar, eu conversava com o assistente dos guias dos trekkings em Torres Del Paine, no Chile. Seu nome: Alex. Um jovem inglês, que estava ali para aprender espanhol. Como ele ainda não falava espanhol direito, arrisquei meu inglês rudimentar e comecei a falar com ele sobre o rock inglês, sobre como eu admirava bandas dos anos 70 como Pink Floyd, etc.
– Minha mãe é amiga de um dos integrantes, não lembro o nome dele… Me disse Alex em inglês.
– O que ele tocava na banda? Perguntei.
– Acho que era o guitarrista!
– David Gilmour?
– Yes!
Êta mundão pequeno!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.