Tendências

O avanço implacável da tecnologia não poupa nada. Nem ninguém. Aquilo que é essencial hoje pode simplesmente desaparecer amanhã. À exceção do Leite de Rosas e dos palitos Gina, claro. Um bom exemplo disso são os finados cursos de datilografia. Explico para os que nasceram na era digital: saber usar adequadamente uma máquina de escrever era uma exigência do mercado. Aulas de datilografia mais pareciam sessões de tortura. E você ainda pagava por isso. Felizmente, o computador chegou para redimir os digitadores de dois dedos. Por outro lado, levou os donos dos cursos à falência.
Hoje, entre a robótica e a inteligência artificial, grande parte dos empregos que conhecemos pode estar beirando a extinção. E nós também. Contudo, é verdade o que diz um dos clichês preferidos dos gurus da autoajuda: “Toda ameaça também traz uma oportunidade”. Pensando nisso, listei, abaixo, algumas carreiras promissoras que estão surgindo no rastro das novas tecnologias.
1 – GHOSTWRITER DE FACEBOOK – Fenômeno social relativamente recente, a declaração pública de amor ou amizade em forma de textão é característica marcante dessa plataforma. Não se sabe quando nem como começou, mas consolidou-se entre os usuários como uma regra tácita de etiqueta. Qualquer natalício, aniversário de casamento ou formatura que se preze não pode prescindir de um texto emocionado. Texto não, textão. Que fique bem claro. Esse comportamento, todavia, tem gerado muita ansiedade. Alguns profissionais mais atentos viram aí uma grande oportunidade de negócio. Como nem todo mundo tem o dom da palavra, inspiração suficiente ou mesmo tempo sobrando, é natural que o serviço seja terceirizado. Um bom escritor fantasma de facebook, além de acabar com o medo das datas comemorativas, é garantia de sucesso e muitos likes.
2 – ANIMADOR DE WHATSAPP – Embora subestimada, atualmente, essa atividade cumpre uma função social de extrema relevância. Uma vez que a comunicação ao vivo tem perdido espaço para aquela online, os grupos de WA cresceram em importância, tornando-se essenciais para a manutenção das amizades. Um bom animador tem que ser carismático, perspicaz e incansável. Precisa estar à frente de todos, enviando os últimos memes e as fofocas mais quentes. Comentários sarcásticos e ironia são bem-vindos. Mas o importante mesmo é manter o grupo sempre ativo. Vale tudo. Mande news. Mande fake news. Mande nudes. Mande fake nudes. E use muitos “kkks”. Quanto mais, melhor.
3 – PERSONAL CINEGRAFISTA/FOTÓGRAFO – Um dos grandes inconvenientes do mundo atual é a obrigação de mostrar, o tempo todo, aquilo que se faz. Com um personal cinegrafista ao lado, você fica livre para comer sua comida enquanto ainda está quente; assistir (de verdade) ao seu show preferido, jogo, espetáculo ou curtir sua festa sem interrupções. Além de eliminar as selfies de baixa qualidade, o PC garante os melhores ângulos e agiliza suas publicações, simultaneamente, em diferentes redes sociais. E você sabe: uma imagem pode valer mais de mil likes! 🙂

8 Comments

  1. Maravilha Veio! Ótimo texto!! Esses posts de facebook que começam com “hoje é o dia dele/dela … ” eu pulo na hora… 🙂 . Uma confissão: Fiz curso de datilografia e digito com todos os dedos, sem olhar pro teclado. Outro dia fui flagrado por Alice e ela ficou de bobeira… :):)

  2. Bom-humor e ironia na medida certa. Bases realmente críveis eu diria, infelizmente, quase verdadeiras por completo pro nosso fenômeno do mundo presumidamente moderno. Parabens Fernando! Acompanharei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.